Laudelino Advogados

SÓCIOS

LUCAS V.R.
DA COSTA MENDES

OAB/RJ: 163.256

Lucas V. R. da Costa Mendes é formado pela PUC/Rio, LL.M. por Queen Mary, University of London (merits) e Fellow do Chartered Institute of Arbitrators. Possui mais de uma década de experiência em advocacia empresarial. É reconhecido nacionalmente por sua atuação em disputas complexas, especialmente em arbitragens societárias e de construção. Está listado como árbitro em algumas das principais instituições arbitrais do país e possui relevantes livros publicados.

Disputas de engenharia e construção. Além de um robusto histórico acadêmico, Lucas cuidou, por dois anos, de uma ampla e complexa reestruturação de uma empresa de engenharia, o que lhe garantiu importante experiência com o ambiente interno e estratégico dos clientes. A sua ampla experiência em disputas de construção fez com que ele coordenasse o aclamado curso de Direito Civil Aplicado: Disputas de Construção, projeto no qual a nata da advocacia brasileira se reuniu para discutir as melhores técnicas utilizadas em disputas desta natureza. Recentemente, inclusive, ele foi convidado a participar de uma mesa com dois dos principais árbitros de construção no Brasil, oportunidade em que pôde demonstrar todo o seu domínio na área. Vale a pena assistir à sua fala.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Disputas de M&A e societário. A despeito da longeva experiência com a indústria da construção, as primeiras disputas que Lucas trabalhou foram relacionadas à compra e venda de participações societárias. Desde 2013, diga-se, ele é envolvido em disputas de diferentes naturezas relacionadas ao M&A e ao direito societário. Por conta disso, desde 2018 Lucas coordena cursos e projetos relacionados a este tipo de disputa, cursos estes reconhecidos como os mais avançados do Brasil e que garantem Lucas como um dos profissionais mais atualizados e bem treinados do país. Veja-se, por exemplo, a aula de apresentação do curso de Direito Civil Aplicado: Disputas de M&A, projeto no qual Lucas esteve ao lado de alguns dos maiores juristas do país para construir soluções a esta área tão desafiadora do Direito e da advocacia.

Disputas esportivas e setoriais. Como se percebe, a experiência de Lucas Mendes é ampla, fruto de uma carreira dinâmica e movimentada. Prova disso é o seu histórico como advogado em disputas esportivas e setoriais. Quando da organização da Rio 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) demandou da OAB a formação de um time de arbitralistas de destaque para funcionar durante as Olimpíadas. Lucas Mendes atuou em casos midiáticos durante as Olimpíadas, abrindo-lhe as portas do direito desportivo. Após, coordenou o importante Curso Prático de Arbitragem Esportiva e, em 2022, foi empossado membro jovem da Academia Nacional de Direito Desportivo. Mais do que isso, entre 2015 e 2017, Lucas Mendes participou de uma quantidade considerável de disputas comerciais na International Cotton Association.

Contencioso complexo. Lucas Mendes é um experiente advogado em disputas complexas. É um profissional reconhecido a nível nacional por sua atuação em arbitragem, lecionando nos principais cursos da matéria no Brasil. Ele é coordenador e autor de uma das obras mais conhecidas na área: Práticas de Arbitragem: Técnicas, Agentes e Mercados. Mais do que isso, figura na lista de árbitros de algumas das principais instituições arbitrais brasileiras, como o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA, Câmara de Arbitragem e Mediação da Associação Comercial do Paraná – Arbitac, Centro Internacional de Arbitraje – Cámara de Bélgica y Luxemburgo en el Perú – CIABLP, dentre tantas outras.